O plantio de morangos depende do clima da região de cultivo, variando do final de fevereiro a fins de abril. O plantio escalonado (até junho), em regiões frias, permite estender a colheita de frutos de melhor qualidade, obtidos das primeiras floradas.
Já o cultivo protegido pode permitir, em alguns casos, que o produtor tenha a fruta durante todo o ano. Quanto aos aspectos climáticos, o principal fator que limita e tem definido as condições que tornam apta uma determinada região para o cultivo do morangueiro é a temperatura, seguido da disponibilidade hídrica.
Condições para o morangueiro – A espécie de morango cultivada desenvolve-se sob condições de clima temperado e subtropical, sendo apontada como referência a faixa de temperatura de 13 a 26°C como condição propícia para a floração e frutificação. Sob temperaturas constantes, acima de 28°C há inibição da floração e abaixo de 3°C o risco de danos por geadas. Portanto, é fundamental verificar essas referências para se tomar a decisão pelo cultivo do morangueiro em determinada localidade.
Embora as condições climáticas do Brasil possuam um amplo potencial para o cultivo do morangueiro, sua principal produção é oriunda das regiões sudeste e sul, com destaque para o Estado de Minas Gerais, principal produtor nacional, seguido de São Paulo, sendo que ambos são responsáveis por aproximadamente 65% da produção do País.
Outros Estados que têm o morango tradicionalmente cultivado e como uma atividade importante para sua economia e em termos sociais são o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Fonte: https://www.revistadafruta.com.br/