Universalmente amado, o morango é conhecido como uma das frutas mais poderosas e utilizadas na culinária mundial, na qual encontra consumidores em todas as faixas etárias. É fonte de vitaminas e minerais, como vitaminas K e C, potássio, folato e magnésio, além de compostos bioativos como flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos. Todos esses compostos exercem efeito sinérgico na promoção da saúde e no suporte a imunidade.

“O morango é fonte de vitamina C, um nutriente que desempenha papel fundamental no suporte a imunidade”, diz a nutricionista Adriana Stavro, mestre pelo Centro Universitário São Camilo.

Como o morango melhora a saúde do cérebro
Além da versatilidade culinária, também possui ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo um grande aliado para a proteção do cérebro contra os danos do envelhecimento. Segundo explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a quantidade de antioxidantes presente no morango tem uma importante ação na prevenção da perda cognitiva ao longo da vida.

De acordo com uma pesquisa realizada na Espanha, publicada no periódico ScienceDirect, o extrato metanólico de morango é rico em compostos fenólicos e minerais, o que atenua a produção de beta-amiloide, proteína associada à doença de Alzheimer, e também o estresse oxidativo. Os tratamentos com a substância durante a pesquisa retardaram significativamente a paralisia induzida pela proteína.

Pesquisas anteriores já mostravam que comer morango todos os dias é ótimo para se ter bom humor, pois ajuda na liberação do neurotransmissor serotonina. “Além disso, o folato presente nos morangos melhora os níveis de memória e concentração, explica Adriana.

Renata conta que o fruto fornece boa quantidade de vitamina C – que desempenha um papel significativo no funcionamento do cérebro -, possui baixo índice glicêmico e contém poucas calorias. Por isso, é ideal para pessoas que precisam controlar o peso corporal.

Ela pontua que não há uma recomendação diária exata para todas as pessoas, mas o indicado é que se consuma de três a cinco porções de frutas por dia e uma porção de morango corresponde a aproximadamente quatro unidades médias.

“Congelados ou frescos, os benefícios para a saúde são muitos. O ideal é consumir uma porção de morangos três vezes por semana. Inclua no iogurte com aveia, smoothies, saladas ou em lanches com amêndoas ou nozes”, ensina Adriana.

Como a fruta pode ter muito agrotóxico, uma dica é deixá-la de molho e retirar a pele. A melhor época de colheita é o inverno, quando recebe menos defensivos agrícolas. Você também pode comprar a versão orgânica. Outro ponto importante é o momento da escolha. “Deve-se avaliar se os frutos estão firmes, de cor viva, além da quantidade de líquido presente na bandeja – que, caso seja muito, é sinal que podem estar passando do ponto. Se já estiverem mais maduros, precisam ser consumidos rapidamente após a compra”, finaliza Guirau.